19/07/2015

Análise de MV: It's Okay, BTOB


E aí prismáticos, como estão? Eu ando bastante animada, não somente por estar de férias e estar vendo todos os doramas que deixei acumular na minha listinha ou porque este mês de julho está repleto de comebacks maravilhosos no cenário kpop, mas principalmente, por estar de volta aqui no blog. A verdade é que agora eu estou cheia de assuntos que gostaria de compartilhar com vocês e nem sei mesmo por onde começar, rs' Bem, o post de hoje é um pouco incomum aqui no Prismática, mas achei It's Okay realmente merecia e espero não decepcionar nesta postagem. Para começar, vamos falar um pouco sobre o k-goup em questão: 

O BTOB é um boy-group sul-coreano que fez sua estréia em 2012 com a canção Insane, pela produtora Cube Entertainment. Seu nome é a abreviação de "Born to Beat", nascido para vencer/agitar (ou algo assim, rs'), buscando incorporar sua determinação de mostrar ao mundo uma nova batida e performances inéditas. O grupo é composto por sete membros: o líder Seo Eunkwang, Lee Minhyuk, Lee Changsub, Lim Hyunsik, Peniel D. Shin, Jung Ilhoon e o maknae (e meu bias maravilindo) Yook Sungjae. "Complete" foi o primeiro álbum do grupo e conta com 13 faixas, entre elas a canção principal "It's Okay", cujo MV foi lançado no dia 28 de junho deste ano.

A faixa principal do álbum que o grupo escolheu para performar nos programas musicais do país mostrou uma cara completamente diferente daquela que o grupo apresentava em suas antigas performances que costumavam ser cheias energia e coreografias animadas. It's Okay é uma canção doce, com ótimo arranjo musical e ritmo lento; além de tudo isso, é claro, temos os vocais impecáveis, não somente da chamava vocal line, mas também dos rappers do grupo. O que mais me apaixona nesta canção é, no entanto, a sua letra; eu poderia dizer que se trata de uma canção acolhedora e capaz de te animar mesmo nas situações mais difíceis. A verdade é que eu não sei explicar direito o sentimento que a canção me passa, mas vocês podem assistir ao MV de It's okay e então ler a sua análise e tradução para terem suas próprias impressões, e quem sabe, se apaixonarem por ela assim como eu.
A explicação do MV foi feita pela Mello Stop e a tradução pela fanbase BTOB Brasil.




O MV começa com Ilhoon lendo uma mensagem recebida na rádio. A mensagem diz:
"Eu sou um estudante universitário de quase 21 anos. Como meus pais dizem, nós crescemos enquanto passamos pelas muitas portas da vida. Eu tenho me esforçado e corrido atrás da porta chamada "exames de admissão" por seis anos, sem olhar para nenhum outro lugar. No entanto, assim que eu passei por aquela porta, eu decidi parar um pouco em frente a porta chamada "emprego". Embora as pessoas digam que você só alcançará o sucesso se atravessar aquela porta o mais rápido possível, eu não acho que esta é a minha definição de sucesso. No momento, estou na estrada. Eu não vejo uma porta e eu não sei o que o fim tem para oferecer. E, sendo este o caminho certo ou não... Eu nem mesmo sei se este é o caminho que quero seguir. No entanto, eu estou de pé nesta estrada com toda a minha vontade."
Então Sungjae aparece e está segurando um certificado que confirma sua entrada em uma universidade de Música. Ele também está segurando algumas folhas de partituras vazias, juntamente com aquele papel. Ele faz uma grande refeição e se dirige para fora em um passeio a pé que atravessa todo o país.

Os outros personagens aparecem em seguida: Peniel é um bombeiro que se mantém trabalhando diligentemente, mas carrega uma certa cicatriz, que pode-se supor ter alguma relação com a cena do acidente apresentado no vídeo. Changsub seria alguém que está começando seu próprio negócio, que é uma loja de frango. A cena em que o homem fecha a porta para ele mostra que as coisas não estão indo muito bem. Eunkwang interpreta alguém que está tentando equilibrar o trabalho em uma livraria com seus estudos para os exames. Hyunsik interpreta um estudante de desenho que não tem dinheiro para continuar com suas aulas. Minhyuk está procurando emprego e aparece segurando alguns currículos. Ele saiu com sua namorada em um encontro, mas depois de olhar em seus bolsos, percebe que não tem dinheiro, mas sua namorada então se oferece para pagar a conta. As coisas parecem difíceis para todos eles.



Ilhoon aparece novamente, agora, segurando uma mensagem (em 2:33) recebida na rádio que diz:
"Eu recentemente terminei com a pessoa que eu amo. Apesar de não ter sido fácil terminar com a pessoa que eu amo, eu não tive outra escolha. Eu me sentia uma idiota esperando por alguém que trabalha 24 horas, e eu era bastante orgulhosa também. Foi por isso que eu reclamei, fiquei com raiva e até mesmo dei início ao nosso término. Mas... Com o passar do tempo, eu apenas queria me desculpar com essa pessoa. Sem conhecer os seus esforços na tentativa de encontrar tempo, eu senti como se eu estivesse pensando apenas em mim mesma. Se essa pessoa por acaso ouvir esta história, você acha que eu ganharei uma nova chance?" Ilhoon percebe que aquela mensagem falava sobre ele. 
Então, no meio do MV, todos os personagens alcançam certo climax: Ilhoon aparece frustrado segurando o anel; Sungjae fica tão cansado que não consegue continuar sua caminhada, além de não ter mais água; Eunkwang derruba água em suas anotações depois de tentar estudar secretamente no trabalho; Peniel tem problemas no trabalho; Hyunsik aparece distribuindo folhetos, provavelmente como um trabalho temporário para conseguir pagar suas aulas; e Minhyuk, que decide terminar com sua namorada.

Depois disso, a ideia de que tudo "Está bem" começa a aparecer no MV, sendo acompanhada das letras "Mesmo que as coisas estejam difíceis, está tudo bem, tudo ficará bem".

Chuva aparece para Sungjae. Changsub parece estar tendo sucesso com seu restaurante de frango. A pessoa acidentada que foi salva por Peniel aparece para agradecê-lo. Eunkwang ganha permissão para estudar enquanto trabalha e consegue entrar em uma faculdade de direito (a identificação de estudante dele aparece em 05:05). Minhyuk pode ser visto em um terno, o que mostra, implicitamente, que ele conseguiu um bom emprego e agora pode pagar a conta para sua namorada.
E, finalmente, Sungjae termina de escrever suas partituras que antes estavam em branco. Agora elas estão preenchidas com as notas de "It's Okay".


"Quando você estiver passando por um momento difícil e se sentir sozinho ouça esta música.
Anseie por esta melodia que você gostava de ouvir.
A voz que vai fluir através do rádio.
A única coisa que posso fazer é cantar a letra desta canção.
Mesmo que as coisas estejam difíceis, está tudo bem. 
Tudo bem, tudo ficará bem, eu acredito em você."
E foi isso. Sei que foi um post meio bobinho, mas eu tenho um amor infinito por este grupo e ainda mais depois desta canção. Na verdade, acho que pelo fato dela ter sido lançada bem num momento em que eu estava cheia de pensamentos ruins e negativos, ela foi tão acolhedora para mim. Pode parecer bobo, mas acho que a maior virtude da música é a capacidade de levar felicidade às pessoas, e It's Okay fez isso por mim (acho que ando muito brega ultimamente, muito sentimental, tsc tsc'). Espero que tenham gostado da postagem! Se vocês gostaram de It's Okay podem baixar o álbum "Complete" {link} ou assistir mais MVs do BTOB {link}, eu acho esses garotos tão bons que é triste o fato deles não receberem o reconhecimento que merecem :/ BTOB fighting~! E rumo ao primeiro lugar em 2015! yay ヽ(*≧ω≦)ノ

Me desculpem ainda não estar postando com frequência mesmo anunciando o fim do hiatus, mas eu estou trabalhando no novo layout e acabo ficando sem tempo de escrever, rs' Bem, deixem seus comentários e nos vemos na próxima postagem? Beijos!

4 comentários:

  1. Yo!
    Eu gostei da postagem, achei bem legal essa análise do mv, e espero por outros ^^ haha Já tinha ouvido ele em uma playlist qualquer mas não de prestar muita atenção, mas nesse mv pude sentir uma tranquilidade que fiquei bem curiosa para ouvir as outras musicas! Muito obrigada por me indicar esse grupo haha e fiquei apaixonada por todos, mas principalmente pelo Ilhoon <3 A letra também parece ser muito linda, vou até copiar aquele trecho e deixar salvo!

    Kissus~

    Yume no Hana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo Uri-chan! Awn, que bom que gostou, assim eu fico mais animada pra fazer mais postagens assim, hehe <3
      Ilhoon é uma coisa fofa né, meu deus, e a voz dele... eu me derreto ~ husahusa'
      Beijos!

      Excluir
  2. tenho que falar para uma amiga minha sobre eles, ela vai amor, ela e mega apaixonada por kpop ^^

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos | MelanCria Html |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei siim, essa música é um amor e deveria se espalhar pelo mundo todo, hahaha'
      Beijos!

      Excluir

Não seja tímido(a)! Deixe seu comentário!! Nada deixa uma blogueira mais feliz do que ver que as pessoas gostam de seu blog.

• Seja coerente em seu comentário e nada de ofensas!
• Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
• Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa retribuir a visita.

Obrigada por ter visitado e comentado ♡