15/05/2015

Akai Ito: A lenda do fio vermelho


Olá prismáticos!! Como vocês estão? Espero que bem ♥ Antes de mais nada, vim anunciar um sorteio que estou participando no blog Blonde Chaos, o sorteado irá ganhar um livro, e não é tipo, qual quer livro: é um livro de sua escolha! Enfim, deem uma olhadinha lá, porque vale muito a pena participar!

Voltando ao post de hoje, estava aqui dando uma olhada nas lendas que já publiquei e vi que estou deixando as postagens deste assunto muito de lado, e pior: que eu ainda não tinha publicado a lenda mais famosa, muito provavelmente, do leste da Ásia: a Lenda do Fio Vermelho do Destino.

Em meu antigo blog eu escrevi a respeito da desta lenda e hoje eu irei apresentá-lo aqui no Prismática. Trata-se de uma lenda muito antiga e de origem chinesa, mas países como Japão e Coréia também acreditam e incorporaram a sua cultura. Ela fala sobre um assunto bastante "clichê", mas que não deixa de ser super bonitinha: alma gêmea. Continue lendo e conheça esta lenda, a sua participação no universo dos animes e doramas, e ainda, sobre o que a lenda tem a ver com o ritual japonês do Yubikiri Genman, a promessa de mindinho.



"Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se
Independentemente do tempo, lugar ou circunstância
O fio pode esticar ou emaranhar-se mas nunca irá partir."

A sabedoria oriental diz: "um encontro é um acaso, mas um reencontro, é o destino". A lenda do fio vermelho diz que todos nós estamos conectados a alguém por um fio vermelho, seja pelo tornozelo ou pelo dedo mindinho, e que esta é a pessoa a qual estamos destinados a ficar juntos para sempre, como almas gêmeas, mas que no entanto, nós não podem enxergar este fio e nem mesmo rompê-lo: nós só o descobrimos quando nos apaixonamos.

"Todos nós temos um fio vermelho no dedo mindinho ou no tornozelo e na outra ponta está a nossa outra metade... Com ela, somente com ela, nossos corações se encaixam... "

    
 A Lenda Chinesa 
Conta a lenda que um homem estava descendo a montanha para visitar a mulher com quem ia casar, quando um senhor apareceu na sua frente e disse:

"Sendo do Meikai, posso ver que seu fio vermelho liga a outra pessoa. Você não está ligado a aquela que está indo encontrar. A pessoa pelo qual está ligado é aquele bebê." - disse isso apontando para um bebê que estava deitado no colo de sua mãe.

O homem ficou louco de ódio, porque amava sua noiva e mandou o seu criado matar o bebê, ateando fogo na casa em que o mesmo morava.

Porém como o homem e a sua noiva não estavam conectados, ele foi muito infeliz durante todo casamento, até que vem a se tornar viúvo. Haviam se passado vários anos e quando voltou a subir a montanha encontrou uma linda mulher e os dois se apaixonaram perdidamente e se casaram. O homem descobriu a felicidade que nunca teve.

Porém, por se amarem, e para não terem segredos um com o outro, o homem contou tudo o que havia feito no seu passado, sobre a história do bebê.

A jovem começou a chorar, e entre soluços disse:

"Aquela garotinha era eu, perdi tudo, meus pais, irmãos... Mas minha mãe me embrulhou em um pano molhado e me salvou."

A verdade era muito dolorosa e resolveram se separar.

O senhor que avisou o homem sobre o fio que o conectava àquele bebê, que anos mais tarde tornou-se sua amada era na verdade um deus conhecido como Xia Lao Yue, e ficou muito triste com os dois, porque o amor era sincero e verdadeiro, então ele amarrou no tornozelo do homem e da jovem um fio vermelho, na esperança de que os dois se encontrem novamente...

A lenda se popularizou pelo mundo, e atualmente, a representação mais comum é a da linha vermelha conectada pelos mindinhos, que faz parte das lendas japonesas. Há menções sobre o "Fio Vermelho do Destino" em vários animes, como xxxHolic, Inuyasha e até mesmo em Naruto, ao contar a história de Kushina e Minato. Há ainda um dorama, cujo nome é exatamente "Akai Ito", e eu, infelizmente, ainda não consegui assisti-lo.

"Segundo Deus, eu e você estamos ligados pelo dedo mindinho por uma linha vermelha.
Nossos olhos não veem este laço do destino. E não há mapas que me levem até você.
Por isso, para te encontrar: eu devo me apaixonar." - Dorama 'Akai Ito'

Quanto mais longo for o fio, mais longe e tristes as pessoas destinadas estão e vice versa... Quanto mais curto for o fio, mais perto e mais felizes as pessoas destinadas estão.


Para finalizar, focando novamente no Japão, durante o período Edo, era comum as mulheres oferecerem os seus dedos mindinhos decepados como prova de amor aos seus amantes, para mostrar a eles que estavam conectados. Parece um ato assustador e atualmente poderia ser até mesmo dito como doentio, mas ele deu origem ao juramento de mindinho que é muito popular no Japão e que muito provavelmente, se você assiste animes, você também já viu: o Yubikiri Genman, no qual as duas pessoas que estão fazendo uma promessa unem os dedos mindinhos e cantam.

"Yubikiri genman: uso tsuitara hari sen bon nomasu yubi kitta."
"指切りげん: まんうそ ついたら 針 千本 飲ます指切った。"
"Promessa de mindinho: Se eu estiver mentindo, engolirei 1000 agulhas e cortarei o meu dedo."



O objetivo de fazer este "juramento" é garantir que a promessa será cumprida, caso contrário... Bem, não sei se a galera ainda corta os mindinhos fora (certeza que não, só se o cara é meio louco, sei lá né, tem doido pra tudo nesse mundo), mas a ideia é que eles aceitariam perder seus dedos caso estivessem mentindo. Eu fazia muito disso quando era menor e ainda cantava, mas não tinha a menor ideia da origem desse negócio de cortar o dedinho fora.


E a postagem de hoje foi isso! O que acharam da lenda? Vocês acreditam nela? Tenho quase certeza que muitos de vocês já a conheciam, mas espero que tenham gostado mesmo assim. E sobre a promessa de mindinho? Muito doida a histórias das mulheres cortarem os dedos fora, não é?

Deixem seus comentários e nos vemos na próxima postagem, ok? (É uma promessa de mindinho tomem cuidado! rs') Beijos e até mais!

15 comentários:

  1. Oii~
    Não conhecia a lenda!
    É mesmo muito bonita! E em parte acho que pode ser verdade!
    Irei ver o dorama, parece ser lindo!
    Amei o post!
    Chuu~

    Aozora no Soba ni Ite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também ainda não vi, mas todos dizem muito bem sobre ele.
      Obrigada <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Emy >.<, eu estou bem e você?
    Essa lenda realmente deve ser a mais famosa para quem conhece a cultura japonesa e etc. Sempre ouço falar dela, e sempre vejo mangás que se baseiam nessa lenda. Vi até dorama com ela *-*.

    Ah, e que história meio deprimente essa da lenda chinesa ;-;. Poxa, deve ter sido difícil pra guria saber que foi o cara que ela ama, quem a fez perder tudo. E você não viu Akai Ito ainda? Veja, esse dorama é realmente muito bom, é bem triste e bonito! Quando você acha que está tudo bem, vem mais uma bomba pra fazer a vida dos personagens virar uma confusão. T-T A cada pouquinho eu tava quase chorando OSOPSKOPSK.
    Aé, essa promessa do mindinho, é meio perturbadora KKKK, mas se alguém quebrasse a promessa, eu de jeito nenhum deixaria a pessoa cortar o dedo dela ou engolir 1000 agulhas KKKKK. E oferecer o dedinho mindinho decepado também achei meio what. Mas no fundo, tem uma intenção fofinha SUSHUSH.

    Eu acho essa lenda bem legal, e sobre eu acreditar nela ou não, eu não sei. Eu sempre fico um pouco com pé pra trás sobre esse tipo de coisa, sou mais daquelas que só acredita vendo, mas de certo modo, acho essa lenda bastante bonita e seria interessante se existisse mesmo isso.

    Beijinhos >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu vou bem apesar dos pesares dos últimos dias -q
      Também achei a lenda chinesa bem deprimente :( na verdade, tem uma japonesa também, mas ela é mais deprimente ainda, então escrevi só sobre a chinesa mesmo, haha' Todo mundo me recomenda esse dorama, mas eu nunca estou emocionalmente preparada pra encará-lo, shuausa' mas está na minha lisitinha, pode deixar que eu verei sim <3
      Essa da promessa de dedinho me deixou completamente chocada, não sabia dessa história das mulheres oferecerem seus dedos decepados e tal, muito doido isso o.o
      É uma lenda linda, mas acho que é como você disse né, seria interessante se existisse mesmo isso.
      Beijos lindinha, até a próxima!

      Excluir
  3. Oii! Eu conhecia só a parte de termos um fio vermelho, mas a lenda em si eu nunca havia lido, eu vejo muito disso em doramas, que há a alma gêmea e outra pessoa que gosta da personagem principal, mas muitas vezes ela acaba ficando com o outro, Boys Over Flowers é um exemplo disso, você já assistiu? Akai Ito está na minha lista, acho que até vou vê-lo hoje já que tenho tempo.
    Essa história delas cortarem o dedo é muito estranho suahush Hoje em dia isso realmente seria tachado de estranho, mas se for ver antigamente normal era o nosso estranho 'o'

    Yume no Hana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti acredita? Tanto Boys Over Flowers como Akai Ito estão na minha listinha mas eu nunca começo a ver :/ mas verei assim que tiver tempo
      Meio bizarra né? Mas você está certa, o que é estranho hoje era super normal antigamente, assim como o que era estranho ontem é normal hoje né? q
      Hahaha'
      Beijos!

      Excluir
  4. Já tinha ouvido essa lenda, é muito fofa :3
    Beijos
    Cute Universe e Universo Lollipop :)

    ResponderExcluir
  5. Oi! Faz um tempo que não comento por aqui~
    Que bonitinha essa lenda, eu não conhecia mas já havia percebido bastante essa coisa do fio vermelho nos animes.
    kkk'' Não sei porque mas essa lenda chinesa me lembrou aquelas novelas mexicanas! kkkkkkk'' e.e"
    Ai que fofis :3 oferecer o dedo mindinho decepado <3 HUEHUEHUEHUE'' /parei #Partiu decepar o mindinho pro senpai me notar -sqn Cara, isso mó estranho kk'' Mas isso é coisa de época, então não posso falar nada~
    Amei o post <3

    Kissus~ {Sakura Drops}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii!! Senti saudades Yumi-chaannn ❤
      Muito cheia dos dramas essa lenda, haha' mas a japonesa se supera, eu acho (tanto que nem coloquei ela aqui porque era bem doidera q)
      Dar o dedinho decepado de presente é muito amor mesmo, hsuahsu' azideia
      As coisas de antigamente são meio bizarras mesmo né, mas era normalzão na época ( o que é mais louco ainda o.o LOL)
      Obrigada <3 (e volte sempre, hahaha')
      Beijos!!!

      Excluir
  6. Nossa, eu amei esse post Emy <3 <3
    Eu já conhecia a lenda, mas era meio por cima. Nunca tinha lido de verdade e agora estou ainda mais apaixonada.
    Gostei muito dessa frase "A sabedoria oriental diz: "um encontro é um acaso, mas um reencontro, é o destino"." Eu fiquei tipo *ownnn* kkk
    Essa parada de cortar o dedo mindinho é muito estranho HUEHUE Tipo, e o meu mindinho cara?! Eu preciso dele pra viver!! XD As pessoas são bem esquisitas mesmo, mas fazer o que né, rs.

    Beijos, Nat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lenda é muito profunda e tal, haha'
      Também adoro essa frase *-* meio que levo isso pra minha vida
      A parada do dedo mindinho é muita loucura, hushauhsua' mas né, coisas da época
      Beijos!

      Excluir
  7. Linda essa lenda né? *O*
    Adoro esse papo meio místico e tudo *O*
    Adorei o post!
    E seu blog é lindo =^.~=

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnn, obrigada <3
      Também adoro misticidade e tal, falo bastante sobre no blog *-*
      Fico feliz que tenha gostado do Prismática!
      Beijos!

      Excluir
  8. Adoro essa lenda *-*
    Sempre procure ler mais coisas sobre ela,é tão fofo ;~;
    Adorei a postagem s2
    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    ResponderExcluir

Não seja tímido(a)! Deixe seu comentário!! Nada deixa uma blogueira mais feliz do que ver que as pessoas gostam de seu blog.

• Seja coerente em seu comentário e nada de ofensas!
• Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
• Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa retribuir a visita.

Obrigada por ter visitado e comentado ♡