11/02/2015

Sadako e a lenda dos Mil Tsurus de papel

 Olá prismáticos!!

Lendo as respostas da pesquisa de público, hoje eu trago de volta uma postagem sobre lendas japonesas. Bem, na realidade, esta não é exatamente uma lenda, já que baseia-se em uma história real, mas acredito que é interessante da mesma maneira.

O tsuru é uma ave de grande porte da família dos grous (cegonhas) considerada um símbolo japonês da longevidade e também da paz. Existem várias lendas que envolvem o tsuru, eu pensei em trazer a lenda "de fato", o conto, mas esta é muito provavelmente a mais conhecida história que trás a simbologia do tsuru: sobre a menina Sadako, que sobreviveu à bomba de Hiroshima, mas adoeceu e faleceu devido a leucemia anos mais tarde. Continue lendo e conheça esta história também. Uma boa leitura a todos!


A Lenda dos Mil Tsurus de Papel
texto original de Asia Mundi


"Ninguém sabe desde quando existia uma lenda no Japão segundo a qual, aquele que fizesse mil tsurus de origami teria um pedido atendido pelos deuses. Mas essa lenda ficou mundialmente conhecida com a triste história de uma garotinha chamada Sadako Sasaki.

Sadako nasceu em Hiroshima e tinha apenas dois anos de idade quando os americanos lançaram a bomba atômica sobre a cidade. Ela vivia distante do epicentro da bomba e juntamente com a mãe e o irmão, saiu ilesa do ataque. Mas consta que durante a fuga, eles foram encharcados pela chuva negra (radioativa) que caiu sobre Hiroshima ao longo daquele dia fatídico.

Retomando suas vidas após o término da guerra, Sadako e sua família viviam normalmente e ela era uma garota aparentemente saudável até completar doze anos de idade. Em janeiro de 1955, durante uma aula de educação física, Sadako, que adorava corridas, sentiu-se mal, com tonturas. Os dias se passaram e novamente o mal estar fez com que ela caísse no chão, sem sentidos. Socorrida e levada a um hospital, depois de alguns dias surgiram marcas escuras em seu corpo e o diagnóstico foi de leucemia, doença que já estava matando outras crianças expostas à bomba. Na época a leucemia era até chamada de "doença da bomba atômica". Ela foi internada em fevereiro de 1955, recebendo a previsão de sobrevida de apenas 1 ano.

Em agosto desse mesmo ano, sua melhor amiga, Chizuko Hamamoto foi visitá-la no hospital. Chizuko fez uma dobradura de tsuru e presenteou Sadako, contando-lhe a lenda dos mil tsurus de origami.

Sadako decidiu fazer os mil tsurus, desejando a sua recuperação. Mas a doença avançava rapidamente e Sadako cada vez mais debilitada, prosseguia dobrando lentamente os pássaros, sem mostrar-se zangada e sem entregar-se.

Em dado momento Sadako compreendeu que sua doença era fruto da guerra e mais do que desejar apenas a sua própria cura, ela desejou a paz para toda a humanidade, para que nenhuma criança mais sofresse pelas guerras. Ela disse sobre os tsurus: "Eu escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro".

Por fim, na manhã de 25 de Outubro de 1955, Sadako montou seu último tsuru e faleceu, amparada por sua família. Ela não conseguira completar os mil origamis, fizera 644. Mas seu exemplo tocou profundamente seus colegas de classe e estes dobraram os tsurus que faltavam para que fossem enterrados com ela.

Tristes e sensibilizados, os colegas decidiram fazer algo por Sadako e por tantas outras crianças. Formaram uma associação e iniciaram uma campanha para construir um monumento em memória à Sadako e à todas as crianças mortas e feridas pela guerra. Com doações de alunos de cerca de 3100 escolas japonesas e de mais nove países, em 1958, foi erguido em Hiroshima o MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ, também conhecido como Torre dos Tsurus, no Parque da Paz.


O monumento de granito simboliza o Monte Horai, local mitológico, onde os orientais acreditam que vivem os Espíritos. No topo do monte está a jovem Sadako segurando um tsuru em seus braços estendidos. Na base do monumento estão gravadas as seguintes palavras:

Este é nosso grito,
Esta é nossa oração:
PAZ NO MUNDO

Todos os anos, milhares e milhares de tsurus de papel colorido são enviados de toda parte do Japão e do mundo, num gesto de carinho que demonstra também a preocupação das crianças e o poder delas de trabalhar por uma causa justa.

Certamente foi doloroso para Sadako aceitar a própria morte com apenas doze anos de idade, mas deixou um exemplo para a posteridade, num gesto poderoso de devoção e amor ao próximo. Que as crianças do mundo todo desejem pacificamente o mesmo que Sadako: um mundo melhor, sem guerras."


Na minha família, nós já dobramos mil tsurus para desejar saúde a conhecidos e amigos que estavam sofrendo de alguma doença grave. É somente uma lenda, eu sei, mas de alguma maneira, eu gosto bastante dela. As pessoas para quem dobramos os mil tsurus também não sobreviveram, mas de alguma forma, entregar aquelas mil dobraduras nos encheu de um sentimento muito bom: a esperança. E acho que talvez, além da longevidade e da paz, o tsuru também possa simbolizar a esperança. Esperança por um mundo melhor e sem guerras.

Enfim, espero que tenham gostado de conhecer sobre esta história. Estou pensando em escrever um DIY sobre móbiles com mil tsurus de origami, o que acham? Deixem o comentário de vocês, e os vejo na próxima postagem!

10 comentários:

  1. Que história linda a dessa menina, triste, mas cheia de fé e esperança.Quanto mais eu conheço as histórias e lendas orientais mais eu me apaixono. Sobre o DIY do mobile, no meu caso precisaria primeiro aprender a fazer a dobradura do Tsuru, rsrsr.

    Bjinhos
    Jeh-chan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu estava pensando em fazer exatamente isso :) um post bem completo pra mostrar como fazer a dobradura e depois como montar o mobile ^^
      Que bom que gostou do post!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a história!! linda e emocionante *0* é um pouco triste mas ensina muita coisa bonita para tds nós... Adoro aprender sobre outras culturas, uma das minhas favoritas é a cultura oriental ;)
    Parabéns pelo seu desempenho no blog, está realmente muito fofo >.<
    dá uma passadinha no meu blog? e se gostar segue? já sigo seu cantinho ^^
    kissus u3u
    www.girlzofunicornland.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnn, muito obrigada <3
      Irei passar sim, beijos!!

      Excluir
  3. Olá!
    Essa lenda da Sadako é realmente conhecida, mas sempre me sinto tocada quando a leio. Já vi cortinas com tsurus na ponta, achei a coisa mais linda.
    Sua família chegou a dobrar os mil? Que lindo da parte de vocês! Ainda não aprendi a fazer tsurus T_T mas achei legal sua ideia para o próximo post! A segunda foto do post é muito bonita ♥
    Enfim, a Sadako morreu, mas espero que um dia o desejo dela por paz seja realizado.
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós dobramos sim, e montamos um mobile pra entregar para a família dele :) Acho que foi a nossa maneira de tentar ajudá-los em um momento tão difícil como o que eles estavam vivendo, de ter que enfrentar uma doença grave e praticamente incurável :/

      Ah, então acho que farei mesmo um post sobre como fazer os tsurus *-* (só não sei ainda quando :x)

      Todos desejamos que um dia o desejo de Sadako seja realizado <3

      Obrigada por comentar, Saddy-chan!
      Beijos!

      Excluir
  4. olá!

    Conheço essa história da Sadako, é muito lamentável as coisas que passou na vida dela.
    O mais legal é essa campanha, e acho muito legal a ideia de dobrar mil tsurus para que a pessoa se recupere da doença. Já vi muitas pessoas de lá fazer isso e levar no hospital.

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      É muito triste mesmo, e pensar que até hoje ainda existem sobreviventes daquela época e seus filhos e netos que ainda sofrem pelos efeitos da radiação em seus corpos. Infelizmente uma guerra não acaba quando os países se rendem, as pessoas continuam sofrendo por mais anos como consequência. :/

      Sim! Eu acho essa campanha linda. Pode ser só uma lenda, mas acaba dando mais esperança às pessoas doentes, além de ser um gesto bem bonito :)

      Obrigada por comentar!
      Beijos!

      Excluir
  5. Não acredito que tu me fez horar tanto sua do mal! Tendo um ataque aqui!Se der posto no meu blog e dou os créditos de ter lido aqui ;)
    Cute-universe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha' me desculpe por demorar tanto ^^'
      Pode postar sim!!
      Beijos!

      Excluir

Não seja tímido(a)! Deixe seu comentário!! Nada deixa uma blogueira mais feliz do que ver que as pessoas gostam de seu blog.

• Seja coerente em seu comentário e nada de ofensas!
• Criticas e sugestões são sempre bem vindas.
• Deixe o link do seu blog no fim do comentário para que eu possa retribuir a visita.

Obrigada por ter visitado e comentado ♡